Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

ESTATUTO DA FRATERNIDADE


FRATERNIDADE MISSIONÁRIA SÃO PIO DE PIELTRELCINA
CNPJ/MF: 0000000 – Inscr. Est.: ISENTO - Rua Jordão, 766 – Zona Sete, MSN: jeronimo.22@hotmail.com  CEP: 87200-000 – Cianorte/PR

ESTATUTO
 (REGRAS RELIGIOSAS)

NARUREZA E FINALIDADE DA FRATERNIDADE
§ 1. A Fraternidade Missionária de São Pio de Pietrelcina tem por finalidade e natureza a santificação do povo de Deus em honra e glória de Nosso Senhor. Como veremos no artigo I, ao citar o objetivo no § 1, nossa missão primordial é a formação de liderança e os adolescentes e jovens depois de uma vida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Veremos o artigo I adiante.
§ 2. A meditação diária da Sagrada Escritura, iluminada pelo Espírito Santo.

ARTIGO I
Carisma especifico: Adoração e Missão. Enquanto um irmão está de joelhos dobrados diante do Santíssimo, há um outro em missão. O estar de joelhos dobrados fortalecem as pernas do missionário na caminhada e não deixa o mesmo desistir.
Objetivo:
a) – Formar dentro da Sancta Madre Igreja uma família de vida consagrada, que vivam os ensinamentos do Senhor, segundo o Espírito Santo em santificação do povo de Deus;
b) – Seguir Nosso Senhor Jesus Cristo e amá-lo na pessoa do próximo, em especial em nossos adolescentes e jovens, formações pastorais e promoções vocacionais;
c) – Estudar e por em prática a Palavra de Deus, anúnciando-a, mesmo que isso nos custe a própria vida;
d)- Adorar Jesus no Santíssimo Sacramento;
e)- Nossa área de trabalho: Auxiliar aos adolescentes e jovens, em uma formação religiosa e social. Atender as necessidades da Sancta Madre Igreja no setor em que mais necessitar de nosso auxílio em especial á formação pastoral, catequética e Litúrgica.

INGRESSO DO CANDIDATO

§ 2 – O Candidato á vida religiosa deverá ter 18 anos completos e leigo consagrado com 25 anos, desejar viver a vida conforme as normas do estatuto presente em uma vida de:
a)- Constante oração;
b)-Servir a Sancta Madre Igreja, onde mas necessitar;
c)-Os leigos consagrados (irmãos seculares) atenderão as necessidades de sua igreja local, de sendo fiel á Fraternidade.

FORMAÇÃO

§ (único). O candidato á vida consagrada devem passar por um ano de experiência como aspirante, um ano de postulantado e um ano de noviciado, podendo fazer seus votos simples no inicio do noviciado. Nesse tempo passará por uma formação dos documentos da Igreja: Sagrada Escrituras, Catecismo da Igreja Católica, Compendio do Vaticano II, Código de Direito Canônico, Estatuto da Fraternidade e Sagradas Escritura e outros. Os votos serão ao público e solenemente. A pártir dos votos o religioso passará ter um nome religioso caso desejar e houver pedido antecipadamente e aprovado diante do conselhos formativo. Sendo um nome de santo de sua devoção. Assim será chamado de frei (Miguel, etc.) ou no caso das jovens será chamada de irmãs (Clara etc).


VOTOS/PROMESSAS
§ 1 – Os votos ou promessas serão realizados solenemente ao público, durante a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano ou Pároco delegado pelo mesmo. Os votos são: Obediência, Castidade e Pobreza.
a)       - Obediência ao Bispo da Diocese em comunhão com o Santo Padre e seus sucessores, sem menos méritos ao pároco e demais padres, também ao superior de fraternidade;
b)       Castidade: Como Cristo que fora casto para viver totalmente em pro do irmão, somos convidados a viver em castidade;
c)       – Pobreza: Cristo não tinha nada, nem mesmo onde pairar sua cabeça (Mt 8,20). Porém possua a graça do Pai. Com a pobreza temos a graça de sermos amados por Cristo e assim teremos tudo que for necessário para vivermos. O desapego aos bens matérias que é uma virtude celestial, leva o consagrado (a), á verdade que é Jesus Cristo.
§ 2. Após os votos, o religiosa passará a usar uma cruz peitoral missionária e um anel (aliança), receberá também o habito a ser usado em Celebrações solene ou outras, sem tirar o direito de usá-lo dia-a-dia, desde que não seja empecilho pastoral. O uso do habito está em conformidade ao cânones 284, roda pé, do Código de Direito Canônico em adaptação ao religioso.
A veste citada a cima é um sinal de despojamento á vaidade e uma entrega total ao Senhor, sendo um(a) religioso ou leigo(a) consagrado(a). Todavia o nome já disse tudo: Consagrado.


ORAÇÂO
§ 1.Ter uma vida de oração é um caminho para a vida de santidade, em comunhão com toda a Igreja, temos como regra as orações das Laúdes, Horas Médias Vésperas e Completas. Sendo as principais: Laúdes e Vésperas. Porem por questão pastoral os leigos consagrados e irmãos de aliança (os casados) poderão rezar ao menos as Laúdes e Completas. De preferência as quatros. Sendo divididas de acordo com a Liturgia das Horas.
§ 2. Segue também a oração do Santo Terço. Todos membros da fraternidade devem ter um carinho todo especial  a Nossa Senhora a exemplo de nosso patrono São Pio de Pietrelcina.
§ 3. As participações da Santa Missa devem ser diária ao menos para os religioso que estiverem vivendo em comunidade interna a não ser que por questão pastoral haja “impedimentos”. Não ficam isentos da participação dominical na Santa Missa conforme manda a Sancta madre Igreja.


DIRETOR ESPIRITUAL E CONFISSÃO
§ 1.Ter um diretor espiritual, que seja idôneo de preferência um sacerdote. Sendo o mesmo consultado seu superior.
§ 2. Buscar o Sacramento da Confissão sempre que for necessário, de preferência com o diretor espiritual, caso esse seja um sacerdote ordenado.

VIDA COMUM
Ao ser convocado(a) aos encontros da Fraternidade, a não ser por motivo maiores, todos não poderão ausentar do mesmo. Manter um relacionamento com a comunidade paroquial e com os membros da Fraternidade.


 OBs.: QUEM DESEJAR CONHECER PROFUNDAMENTE ESSA FAMÍLIA E ATÉ FAZER PARTE, IMPRIMA ESSAS PAGINAS E  ENTRE EM CONTATO CONOSCO. MSN: jeronimo.22@hotmail.com escrve no endereço citado a cima ou 44-98305269/88240897.
VAMOS JUNTOS LUTAR POR ESSA OBRA MISSIONÁRIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário