Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A IGREJA JAMAIS CONDENA OS HOMOSSEXUAIS: CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA Nº 2357 A 2359


Papa diz que igreja não pode 'interferir espiritualmente' na vida de gays

Do UOL, em São Paulo


Ampliar


Pontificado de Francisco200 fotos

1 / 200
19.set.2013 - Papa Francisco recebe presente do primeiro-ministro da Lituânia, Algirdas Butkevicius, durante audiência privada no Vaticano Tiziana Fabi/AFP
O papa Francisco afirmou que a igreja tem o direito de expressar suas opiniões, mas não deve "interferir espiritualmente" na vida de gays e lésbicas. A entrevista do pontífice foi publicada na quarta-feira (18), no jornal jesuíta "La Civiltà Cattolica". Ele também aproveitou para criticar a 'obsessão' da igreja por aborto e contracepção.
Em julho, Francisco já havia abordado a questão da homossexualidade, dizendo queos gays 'não devem ser julgados'.
"Uma pessoa me perguntou uma vez, em tom provocativo, se eu aprovava o homossexualismo", disse. "Eu respondi com uma pergunta: Quando Deus olha para uma pessoa gay, ele reconhece a existência desta pessoa com amor, ou a rejeita e condena? Sempre precisamos considerar esta pessoa".
O papa também afirmou que nunca foi "de direita" --após ser escolhido pontífice, argentinos acusaram Francisco de ter colaborado com a ditadura argentina (1976-1983). Recentemente, um grupo de perseguidos políticos disse ter recebido a ajuda do então cardeal Bergoglio.

Aborto

Francisco afirmou que foi criticado por não falar sobre aborto e contracepção. "Fui repreendido por isso. Mas, quando falamos sobre essas questões, temos que fazê-lo em um contexto. O ensinamento da igreja quanto a isso é claro, e eu sou um filho da igreja, mas não é necessário falar sobre esses assuntos o tempo inteiro".

"Sou um pecador"

Indagado pelo repórter sobre quem é Jorge Mario Bergoglio (seu nome de batismo), o papa respondeu que é "um pecador". "Essa é a melhor definição. Não é uma figura de linguagem, eu sou um pecador".
Francisco disse ainda que a igreja por vezes "se fechou em torno de coisas pequenas". "Coisas de mentes pequenas. O povo de Deus quer pastores, não clérigos agindo como burocratas ou políticos".
Além disso, o papa também destacou o papel das mulheres na igreja, e disse que a igreja precisa encontrar um "novo balanço" entre suas missões políticas e espirituais.
Ampliar


Qual foi a melhor frase do papa Francisco no Brasil? Vote16 fotos

11 / 16
27.jul.2013 - "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo", disse o pontífice, em discurso direcionado a autoridades, diplomatas, políticos e artistas, no Theatro Municipal, na área central do Rio de Janeiro. Segundo ele, um país cresce quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais. "Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo", afirmou Leia maisArte/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário